terça-feira, 3 de agosto de 2010

Projeto Agentes Digitais

O Projeto Agentes Digitais trata da formação de jovens oriundos do Ensino Médio das escolas públicas do Estado do Ceará. Ele surgiu a partir da demanda na área de empreendedorismo e Tecnologia da Informação e Comunicação - TIC, por iniciativa do pólo das TIC do estado do Ceará que é coordenado pela Vice-governadoria deste estado. Em face desse cenário e tendo em vista a necessidade de novas formas de atuar sobre o mundo moderno este projeto visa o desenvolvimento social de cada participante, estimulando-os a terem uma atitude empreendedora, contribuindo assim para a geração de emprego e renda.


'Empreendedorismo' aqui pressupõe a realização do sujeito por meio de atitudes de inquietação, ousadia e proatividade na sua relação consigo mesmo e com o mundo. Pode-se entender também, como o tipo de comportamento que favorece a interferência criativa e realizadora no meio, em busca de um crescimento pessoal e coletivo, através do desenvolvimento da capacidade intelectual para investigar e solucionar problemas, tomar decisões, ter iniciativa e orientação inovadora, competências essas, cada vez mais exigidas na formação profissional e valorizadas no mundo do trabalho.

Para a viabilização das ações previstas buscou-se o apoio do Ministério da Educação - MEC que, por meio do “Programa Aluno Integrado” ofereceu vagas para 200 cursistas, bem como a utilização da plataforma E-proinfo; contou-se também com o apoio da Secretaria da Educação do Estado - SEDUC e da Secretaria de Ciência e Tecnologia do Estado - SECITECE.

A escola - espaço de vida, socialização e formação dos jovens - surge neste contexto como Instituição promotora da educação, e, inserida nela, o professor, empreendedor por natureza, e agente determinante na construção dos saberes e das novas competências, cabendo-lhe a missão de preparar esses jovens para uma nova Era, que não é mais a do pleno emprego, e que exige outros referenciais na direção do trabalho e da cidadania.

Nenhum comentário:

Postar um comentário